10 títulos de filmes de Bollywood inspirados em canções

A música é talvez a principal característica do cinema hindi. Ouvir as canções de nossos filmes favoritos nos transporta imediatamente às cenas vividas pelos personagens e ouvir uma trilha sonora é uma das melhores formas de criar expectativas para um lançamento. Bollywood tem orgulho de celebrar suas músicas e em muitos filmes podemos ver sequências com referências a canções antigas do cinema, mas as homenagens muitas vezes podem chegar até mesmo ao título da obra.

Ao longo dos anos e do contato com cinema antigo, fui notando que várias canções eram títulos de filmes mais recentes. Hoje trago a vocês alguns desses filmes e suas respectivas músicas originais, convidando-os a também celebrar as inspirações do cinema clássico.

1) Jab Tak Hai Jaan (2012)


O último filme do diretor Yash Chopra trouxe pela primeira vez um romance entre Shahrukh Khan e Katrina Kaif para as telas. O nome do filme veio da canção Haan Jab Tak Hai Jaan do clássico Sholay (1975), cujo clipe mostra o momento em que Basanti (Hema Malini) dança sem parar, até mesmo sobre cacos de vidro, para impedir que o vilão Gabbar Singh mate seu amado Veeru (Dharmendra).


2) Bachna Ae Haseeno (2008)


Rishi Kapoor dançou animadamente a canção em seu filme de 1977, Hum Kisise Kum Naheen, e não poderia imaginar que seu próprio filho reencenaria o número de dança anos 31 depois. A reedição contou com o áudio original de Kishore Kumar para o refrão da canção e manteve seu ritmo animado.


3) Jaane Tu...Ya Jaane Na (2008)



O filme de estreia de Imran Khan em Bollywood teve seu nome retirado do refrão da canção Tera Mujhse Hai Pehle Ka Naata Koi, do filme Aa Gale Lag Jaa (1973). Talvez o clipe mais fofo desta lista, é uma canção familiar apresentada pelo adorável Master Tito - a criança menos irritante de um filme indiano. E é sempre bom ter um pouco de Shashi Kapor em nosso dia-a-dia.


4) Yeh Jawaani Hai Deewani (2012)



Ranbir claramente gosta de homenagear seus familiares. Neste caso, o nome do filme veio da canção Yeh Jawani Hai Diwani do filme Jawani Diwani (1972). Seu tio Randhir Kapoor faz par com Jaya Bachchan e a persegue loucamente mesmo sendo rejeitado no animado clipe.


5) Dilwale Dulhania Le Jayenge (1995)


O clássico romântico que alçou Kajol e Shahrukh Khan ao status de superstars absolutos de Bollywood teve seu nome inspirado pela canção Le Jayenge, Le Jayenge do filme Chor Machaye Shor (1974), estrelado pelos belos Shashi Kapoor e Mumtaz. Quem sugeriu o título foi Kirron Kher, esposa de Anupam Kher - que interpretou o pai de Shahrukh Khan na história.


6) Ae Dil Hai Mushkil (2016)


O drama romântico de Karan Johar teve seu nome retirado de um lugar inesperado. Vem logo do primeiro verso da canção Yeh Hai Bombay Meri Jaan, parte do filme C.I.D. (1956). O musical é interpretado por Johnny Walker, um dos mais famosos atores cômicos da década de 50. Nele podemos ver cenas de uma antiga Bombay, quando ainda não era Mumbai.


7) Dum Maaro Dum (2011)


A icônica canção Dum Maaro Dum pertence ao filme Hare Rama Hare Krishna (1971) e apresentava o mundo dos jovens hippies e sua inserção precoce no mundo das drogas. Nada mais adequado ao filme de 2011, que tratou do tráfico de drogas em Goa. Uma nova versão da música foi inserida no filme e nem ela ou o clipe estrelado por Deepika Padukone agradaram ao pública ou à crítica, que consideraram que a nova versão não conseguiu fazer jus ao clássico cantado por Asha Bhosle.



8) Ek Main Aur Ekk Tu (2012)



A família Kapoor realmente gosta de homenagear seus membros, mas desta vez a missão ficou a cargo de Kareena. O título de seu filme foi retirado da canção de mesmo nome do filme Khel Khel Main (1975), que apresenta seus tios Rishi Kapoor e Neetu Singh romanceando ao som da canção que eles consideram ser a música do casal.



9) Om Shanti Om (2007)



No filme de Shahrukh Khan já podemos ver no início o próprio Rishi Kapoor interpretando a clássica canção do thriller Karz (1980). Semelhante ao visual que vimos na canção Bachna Ae Haseeno, percebemos que Rishi Kapoor estava em uma grande fase de roupas brilhosas. Nada contra.


10) Kabhi Alvida Naa Kehna (2006)


O drama conjugal de Karan Johar teve seu longo título inspirado pelo refrão da canção Chalte Chalte Mere do filme Chalte Chalte (1976). O clipe é um musical simples estrelado por Simi Garewal e Vishal Anand, mas a canção foi clássica o suficiente para nomear um dos filmes mais controversos da carreira de Shahrukh Khan.

Estes foram apenas alguns títulos das dezenas de filmes de Bollywood que prestam homenagem às canções clássicas do cinema indiano. Surpreendeu-se ou lembrou de mais algum? Deixe nos comentários!

3 comments

  1. No clip Phir Milenge Chalte Chalte tem referências dos clips Awaara Hoon e Mera Joota Hai Japani, que são clips inspirados no Charlie Chaplin. No começo do clip Phir Milenge Chalte Chalte da até pra ouvir o Mukesh cantar, e o figurino lembra muito os clips que eles homenagearam. Quando eu Revi o clip eu percebi na hora a homenagem. Os comentários de cima eu excluí pq tava com erros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas referências legais em Phir Milenge Chalte Chalte! A minha parte favorita provavelmente é a do SRK com a Rani homenageando Neetu e Rishi, mas também curto muito a homenagem à Helen e ao Shammi Kapoor que o SRK faz com a Lara Dutta. É um clipe tão rico, não é?

      Excluir
  2. Anônimo13/7/17

    Fiquei surpresa com algumas referências. Nunca que iria saber sobre Jab Tak Hai Jaan
    Raquel

    ResponderExcluir

Deixe um comentário e me conte o que achou!

Comentários ofensivos serão excluídos.