10 filmes para conhecer Bollywood

A maioria das pessoas tem alguma ideia sobre o que é Bollywood, mas nunca assistiu a um filme da indústria. Anos de memes convenceram o público brasileiro de que a indústria hindi de cinema não apenas é a única indústria de cinema da Índia, como é um lugar completamente louco em que todos dançam sem parar e fazem sequências de ação engraçadas. Estão errados? Nem tanto. Só que os fãs sabem da enorme variedade dos filmes da indústria ao longo desses mais de cem anos de história.

Hoje trago uma lista com 10 filmes que atendem a diversos perfis de fãs de cinema que querem conhecer a nossa indústria favorita. Pensei em algumas características que podem agradar a pessoas com gostos e necessidades diferentes. Todos os filmes são pós-anos 90, pois quanto mais próximos do nosso tempo, talvez mais fácil seja a apreciação da obra por reduzir o estranhamento inicial. Com certeza algum fará você se encantar.


10) NEERJA (O Poder da Coragem, 2016)

Perfil do fã: pessoas com pouca paciência para filmes longos e fãs de filmes dinâmicos.


O sucesso das duas exibições de Neerja na televisão mostra a identificação do público brasileiro com a produção. O filme conta a história real da aeromoça Neerja Bhanot, que salvou a vida de mais de 300 passageiros em um voo sequestrado por terroristas. O diretor Ram Madhvani mudou completamente a carreira de Sonam Kapoor, que após o filme passou a ser vista com respeito por público e crítica. O filme tem apenas uma música, nenhum musical e lembra um pouco aqueles filmes do Denzel Washington que acabam passando na televisão, mesclando tensão e drama. É um bom filme para os que não gostam de números musicais.

9) MY NAME IS KHAN (2010)

Perfil do fã: pessoas que gostam de histórias de superação com uma moral grandiosa por trás.

 

Pelo perfil melodramático no estilo clássico de Bollywood, ainda me surpreende o sucesso que este filme faz por aqui. Talvez seja pelo apelo à humanidade comum que nos une e é peça central do filme, emocionando a todos que o assistem. Em seu trabalho mais sério, Karan Johar conta a história de Rizwan Khan (Shahrukh Khan), homem diagnosticado com Síndrome de Asperger que vive com a esposa Mandira (Kajol) e seu filho Sameer (Arjan Aujla). Após a ocorrência dos atentados às torres gêmeas, a islamofobia afeta a vida da família gravemente e Rizwan empreende uma viagem pelos Estados Unidos com a missão de dizer ao presidente do país que seu nome é Khan e ele não é um terrorista.

8) LAGAAN (2001)

Perfil do fã: pessoas fãs de filmes clássicos grandiosos e realmente interessadas na experiência tradicional de Bollywood.




Lagaan tem quase quatro horas de duração, então é uma escolha arriscada, mas o sucesso do filme no Ocidente e sua indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro justificam sua presença na lista. O filme conta a história de uma pequena aldeia que sofre com a alta taxação de impostos durante a colonização britânica na Índia e cujos moradores arriscam tudo numa partida de críquete com os britânicos, devendo ficar três anos sem pagar o imposto sobre sua produção agrícola caso vençam e tendo que pagar o triplo de impostos em caso de derrota. O espírito combativo dos aldeões é personificado na figura de Bhuvan (Aamir Khan), que recebe o auxílio da doce inglesa Elizabeth (Gracy Singh) para ensinar aos aldeões como jogar críquete.

O filme tem os mesmos musicais grandiosos e espírito de orgulho nacional apresentados por Ashutosh Gowariker sete anos depois em Jodhaa Akbar e é uma experiência inesquecível para quem quer ter uma experiência completa de Bollywood.

7) KAHAANI (2012)

Perfil do fã: pessoas sem paciência para filmes longos e fãs de thrillers psicológicos.


Este thriller de 2012 já é considerado um clássico do diretor Sujoy Ghosh e conta a história de Vidya Bagchi (Vidya Balan), uma mulher grávida que anda por Calcutá coletando pistas que a ajudem a descobrir o paradeiro de seu marido desaparecido. As atuações de Vidya Balan e Nawazuddin Sidiqqui são memoráveis e o ritmo do filme mantém o espectador atento do início ao fim. É o filme ideal para apresentar àquele amigo que faz muitas piadas com Bollywood, pois o ritmo não causa estranheza aos acostumados apenas com Hollywood e o roteiro brilhante surpreende.

6) OMKARA (2006)

Perfil do fã: cults.



O diretor Vishal Bhardwaj levou anos para finalizar sua trilogia de Shakespeare, que incluiu adaptações de Macbeth (Maqbool, 2003), Otelo (Omkara, 2006) e Hamlet (Haider, 2014). A mais bem-sucedida foi Omkara, que traz Ajay Devgan no papel-título como o líder de uma gangue política que é sutilmente convencido pelo imoral Langda (Saif Ali Khan) de que sua amada Dolly (Kareena Kapoor) está tendo um caso com Kesu (Vivek Oberoi), outro companheiro da gangue. O filme traz uma Índia rústica e corrupta, representada por suas questões com castas, fraudes eleitorais e enorme violência. As cenas são fortes e o tom do filme é dramático e soturno. 

5) DEVDAS (2002)

Perfil do fã: apaixonados por melodrama e muito apuro estético.


Temos aqui o mesmo risco de Lagaan por ser um filme longo. Devdas é o filme que mais duvidei em pôr na lista, pois além de não ser fã, sei que um novato poderia se assustar com a opulência e o nível de drama em cada diálogo. Entretanto, noto que Sanjay Leela Bhansali é o responsável por encantar muitos fãs de cinema indiano, que encontram em seus filmes toda a beleza das danças, figurinos e cenários grandiosos que esperam encontrar em Bollywood.

Esta é a versão mais famosa do livro clássico Devdas, que conta a história trágica do romance entre Devdas (Shahrukh Khan) e Parvati (Aishwarya Rai), que se amam desde a infância e são afastados por suas famílias devido à diferença de classe social. O jovem Devdas se entrega ao alcoolismo por não poder viver seu amor e conhece a cortesã Chandramukhi (Madhuri Dixit) durante esse período.
 
4) YEH JAWAANI HAI DEEWANI (2013)

Perfil do fã: apaixonados por comédias românticas modernas.


YJHD é um filme jovem, feito por jovens e para jovens. O segundo filme de Ayan Mukerji traz quatro amigos resolvendo suas questões com o sentido de suas vidas, família e amor. O romance principal fica entre Bunty (Ranbir Kapoor) e Naina (Deepika Padukone), que entram em conflito por ele ser uma alma errante que quer descobrir o mundo e ela desejar o carinho e estabilidade de uma família. Musicais divertidos, belas locações e conflitos românticos dos romances mais típicos da Sessão da Tarde dão o tom deste filme leve.

3) JODHAA AKBAR (2008)

Perfil do fã: pessoas que gostam de romances e de filmes históricos grandiosos.



Este é um filme que se repete bastante como sendo um dos primeiros de vários fãs brasileiros de cinema indiano. O clássico histórico de Ashutosh Gowariker conta a história de amor entre o imperador Mughal Jalal-ud-din Muhammad Akbar (Hrithik Roshan) e a princesa Jodhaa Bai (Aishwarya Rai). Jodhaa Akbar é o clássico romance de Bollywood, com cenários grandiosos, centenas de figurantes, musicais de encher os olhos e uma trilha brilhante de A.R. Rahman. Funciona especialmente bem com fãs de filmes românticos, que imediatamente se apaixonam pelo casal principal.

2) TAARE ZAMEEN PAR (Como Estrelas na Terra, 2007)

Perfil do fã: pessoas que gostam de filmes para família.


A divulgação deste filme entre educadores brasileiros é impressionante e deve muito ao Ibirá Machado do Cinema Indiano. O filme de Aamir Khan conta a história de Ishaan (Darsheel Safary), menino inteligente e cheio de imaginação cujo espírito criativo vai sendo lenta e constantemente massacrado pelo sistema escolar e sua família. O professor Ram Shankar Nikumbh (Aamir Khan) percebe que o menino tem dificuldade de aprendizagem, descobrindo sua dislexia, e o ajuda a recuperar sua alegria. A atuação simples e realista de Darsheel Safary faz com que o espectador consiga acessar o mundo da criança, com suas dores e alegrias. Preparem os lencinhos.

1) 3 IDIOTS (2009)

Perfil do fã: pessoas que gostam de filmes para família. E todas as pessoas do mundo.


Não há outra escolha possível para o primeiro lugar, senão o filme pelo qual se apaixonaram todas as pessoas a quem já mostrei filmes indianos. Independentemente de quantos filmes a pessoa veja, este é sempre o favorito. Assim como Taare Zameen Par, 3 Idiots também aborda o cruel sistema educacional indiano, desta vez no ensino superior. Os amigos Rancho (Aamir Khan), Farhan (R. Madhavan) e Raju (Sharman Joshi) estudam Engenharia em uma das universidades de maior prestígio do país e sofrem com a rigidez do sistema e as pressões familiares pelo sucesso acadêmico e profissional. Rancho tem uma forma diferente de ver o mundo e enxerga os estudos como algo apaixonante e não uma sucessão de decorebas sem sentido, o que faz com que bata de frente com o diretor do instituto, nada carinhosamente apelido pelos alunos de Virus (Boman Irani).

Sucesso de crítica e público, 3 Idiots é a minha escolha básica quando não sei o que apresentar ou a pessoa é aberta a tudo. Tem comédia, romance, drama, música - tudo junto, como um bom filme indiano de entretenimento consegue fazer. Se não sabe por onde ir, comece por aqui e seja muito feliz.

15 comments

  1. Lista perfeitaaaa. O filme que me encantou, acredite, foi Veer e Zaara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me apaixonaria por Veer-Zaara porque adoro romances grandiosos! O meu foi Kal Ho Naa Ho.

      Excluir
  2. Anônimo11/6/18

    Como eu queria ter visto uma lista dessa logo no começo, quando descobri Bollywood. Pena que já vi todos, mas adorei o detalhe "perfil do fã".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse detalhe veio da minha própria experiência com amigos hahaha

      Excluir
  3. YEH JAWAANI HAI DEEWANI é mto amor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma das melhores atuações da Deepika 💜

      Excluir
  4. Anônimo12/6/18

    Ótima lista!! Já iniciei uma galera com Jodhaa ;)
    O perfil de Devdas tá perfeito rsrs...

    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente que gosta de novela mexicana sabe bem que Devdas é aquilo purinho! rs

      Excluir
  5. Recomendo Bunty aur Babli, foi por ele que comecei (tipo, há uma semana haha)

    ResponderExcluir
  6. Graça Garcia30/7/18

    Amo todos os filmes acima

    ResponderExcluir
  7. Ameeei a lista!!! Sempre via os videos musicais,mas nunca via o filme completo e resolvi começar com Jodhaa e o único arrependimento foi de não ter visto antes kkk. Amo seu blog ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde pra começar hahaha

      Obrigada, faz muita diferença saber que tem alguém lendo e gostando do que eu produzo *-*

      Excluir
  8. 1000 AAMIR KHAN 2014 PK
    10 SHARUKHAN 2006 DON
    10 SHARUKHAN 2010 Meu nome é Khan
    10 SHARUKHAN 2011 Don 2
    10 AMITABH BACHCHAN 2005 Preto
    10 AMITABH BACHCHAN 2015 Shamitabh
    10 AMITABH BACHCHAN 2018 Thugs of Hindostan
    10 AMITABH BACHCHAN 2019 Badla
    10 AAMIR KHAN 2001 Lagaan
    10 AAMIR KHAN 2004 MADNESS IN THE DESERT
    10 AAMIR KHAN 2007 Taare Zameen Par
    10 AAMIR KHAN 2008 Ghajini
    10 AAMIR KHAN 2009 3 Idiotas
    10 AAMIR KHAN 2013 Dhoom 3
    10 AAMIR KHAN 2016 Dangal
    10 AAMIR KHAN 2018 Thugs of Hindostan
    10 AMITABH BACHCHAN 2016 Wazir
    9,5 SRIDEVI 2017 MOM
    9,5 SHARUKHAN 2014 Feliz Ano Novo
    9,5 SHARUKHAN 2012 Jab Tak Hai Jaan
    9,5 Ayushmann Khurrana 2018 Assassinato às cegas (2018) – crítica
    9,5 AMITABH BACHCHAN 2016 Te3n
    9,5 Akshay Kumar 2013 ESPECIAL 26
    9,5 AAMIR KHAN 2006 Fanaa
    9,5 AMITABH BACHCHAN 2013 Satyagraha

    ResponderExcluir
  9. ACIMA ESTÃO OS FILMES QUE ASSISTI EM QUE DEI ACIMA DE 9,5.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário e me conte o que achou!

Comentários ofensivos serão excluídos.