Tenho um certo receio com os filmes bollywoodianos da década de 70. Minha impressão é que quase todos são um festival de sangue e frases de efeito cafonas. Não vejo como um problema gostar de filmes assim, mas comigo eles raramente funcionam. Buscando conhecer melhor antes de falar, decidi assistir a um dos filmes indianos mais clássicos, Yaadon Ki Baaraat. Não foi este o filme a mudar minha impressão.
O filme é dirigido por Nasir Hussain (sempre confundo com o irmão do Dilip Kumar) e estrelado pelo meu queridinho Dharmendra, Vijay Arora, Tariq, Ajit e Zeenat Aman. Aliás, a Zeenat foi um dos motivos de eu ter baixado o filme. Nunca mais esqueci de quando estava assistindo a Swades (2004) e passou no filme um pedaço de um clipe com ela no Yaadon.
Desta vez vou tentar contar a história rapidamente e sem spoilers: o drama gira em torno da família de Shankar (Dharmendra), Vijay (Vijay Arora) e Ratan (Tariq). A família é muito feliz, mas um dia seu pai vê o rosto do bandido Shakkal quando ele e seus comparsas estavam fugindo da cena de um crime. Shakkal o encontra e então mata a ele e sua mulher. Um dos bandidos ajuda os meninos, ainda crianças, a fugir. Ratan é o menorzinho e fica com a empregada da família. Vijay e Shankar tentam fugir juntos, mas somente um consegue subir em um trem que passa (quer cena mais clássica?). Os rapazes crescem. Vijay foi adotado por um amoroso senhor, Ratan é o cantor de uma banda -onde é chamado de "Monto"- e Shankar teve o destino mais triste: cresceu infeliz e tornou-se um ladrão profissional. Seus únicos pedidos a Deus são que possa vingar a morte dos pais e ver os irmãos antes de morrer. Que lindo, consegui resumir sem contar.
Então, essa história toda de vingança definitivamente não combina comigo. Também não sei o que sentiria pelos assassinos dos meus pais, mas não consigo me conectar a um personagem que vai guiar todas as suas ações pelo ódio. Sendo assim, infelizmente não consegui gostar do Dharmendra neste filme...e isto não me fez feliz, já que tenho uma ligeira queda por ele. Toda vez que ele começava o papo de filho sofrido que queria sangue, eu pensava "Ah, get a life!" (pensamento de quem vê filme com legenda em inglês). Os irmãos dele conseguiram seguir em frente, o que já era bom. Ver três vingadores não me animaria muito. Ratan era engraçadinho e tal, mas não apareceu muito no filme - só quando cantava com sua banda. Quanto ao Vijay, olhei para cara dele e fiquei toda apaixonadinha. Dos três irmãos, foi o que mais me convenceu. Deve ser algo nos olhos dele.
![]() |
O infeliz, o meio-termo e o felizão |
.

Dharmendra com um punhal na mão...de novo. |
![]() |
Sei que não é a principal do filme, mas queria tanto pôr várias fotos da Neetu! |
Gostei do desejo dos irmãos de se reencontrarem. Quando isto aconteceu (isto não é spoiler, mas sim uma obviedade), as três atuações me deixaram emocionada. Os olhares dos três ficaram guardados na minha memória. Atuação divertida foi a do vilão do filme, Shakkal (Ajit). Os poucos vilões dos anos 70 que vi são engraçados, graças às suas frases de efeito e maldade infinita. Além de tudo ter isto, Shakkal ainda usa óculos estilosíssimos.
O pequeno Aamir |
Minha outra música querida do filme é a clássica Chura Liya Hai Tumne (a do Swades), que é cantada por dois artistas sobre os quais sempre vou falar com todo o amor e respeito do mundo: Asha Bhosle e Mohammed Rafi. Um dos pontos que mais amo no vídeo são os copinhos batendo no início. Quando eles estão no alto e a Zeenat os está batendo, há uma iluminação rosa que para mim, dá o tom do resto do vídeo. Fica charmoso e doce, parece meio mágico...não sei explicar bem. Só sei que quando estou na rua e esta música começa a tocar pelos meus fones de ouvido, os copos batem e logo imagino aquela iluminação rosada/lilás. Deixando a iluminação de lado, a Zeenat está extramamente encantadora no vídeo. Há momentos em que parece mulher, outros em que parece menina. Depois entra o Vijay para deixar tudo mais charmoso do que já estava, fazendo de Chura Liya um dos meus vídeos favoritos. Acreditam que a música seja um plágio da canção If It's Tuesday, This Must Be Belgium, trilha do filme de mesmo nome. São parecidas, apesar de Chura Liya ser mais divertida. E eu tê-la ouvido antes não ajuda muito o meu julgamento.
No geral, Yaadon Ki Baaraat foi um filme do qual não gostei devido a toda a violência que mostra. Para muitas pessoas é um filme lindíssimo, então pode funcionar para alguém que esteja lendo o que está aqui. Só de lembrar do final do filme, sinto um certo medo (na hora em que estava assistindo, senti pavor mesmo). O que sei é: sempre terei uma certa mágoa pelo primeiro filme em que não gostei do Dharmendra.
Até mais!
Ação
Anos 70
Dharmendra
Drama
Muito sangue
Não gostei
Nasir Hussain (diretor)
Neetu Singh
Tariq
Vijay Arora
Zeenat Aman
0 comments
Deixe um comentário e me conte o que achou!