Parabéns, Raj Kapoor!



Segundo minha amiga Lalita e a Wikipedia, hoje o Raj Kapoor completaria 89 anos. Enquanto fã de cinema indiano, especialmente de filmes antigos, não tenho como ficar imune à sua influência. Seus filmes, o modo de contar histórias, clipes e personagens construíram aquilo que podemos chamar de cinema hindi. Apesar de não estar entre suas fãs maiores fãs, - todos sabemos que Rishi é meu Kapoor favorito - tenho muito respeito e carinho pela figura de Raj Kapoor. O banner do blog não me deixa mentir.

Selecionei alguns clipes nos quais me apaixonei pelo Raj. Esse sentimento pode não ter durado por todo o filme, mas se manteve durante os poucos minutos de cada clipe. Efeitos de um bom showman.

Aye Bhai Zara Dekh Ke Chalo de Mera Naam Joker (1970)

Como não se deixar levar pelo carisma de Raju enquanto conquista a todos no circo? Impossível não sorrir.

Jahan Main Jaati Hoon de Chori Chori (1956)

Provavelmente é meu clipe favorito do Raj e da Nargis, que estão totalmente adoráveis como fantoches. É o tipo de vídeo que uso para atrair as pessoas para o cinema antigo.


Awaara Hoon de Awaara (1951)

Acredito que seja a canção mais famosa do Raj. Nos apresenta Raju, o famoso vagabundo que encantou até mesmo o público russo. Suas expressões estão divertidas e ingênuas, com destaque para o olhar travesso.



- Cena de Mera Naam Joker (1970)

Isto é mais um momento que um clipe propriamente dito. Na hora mais difícil de sua vida, o palhaço teve que esquecer sua dor para fazer os outros rirem. É o único elemento triste desta lista, mas não poderia faltar porque foi com esta cena que passei a apreciar Raj como ator.

0 comments

Deixe um comentário e me conte o que achou!

Comentários ofensivos serão excluídos.