Links do Cinema Indiano (Parte 1)

Faz algum tempo que venho pensando em fazer uma organização dos sites e blogs que mais visito quando quero saber de cinema indiano. São muitos, especialmente os blogs, mas alguns visito quase todos os dias e pensei que seria bom não apenas divulgá-los, mas dizer o que me leva até eles. Ler sobre Bollywood é uma das minhas atividades favoritas, tanto quanto assistir aos filmes. Ainda irei me aventurar por Kollywood, Tollywood e todas as outras, mas cada coisa a seu tempo. A maioria dos links de hoje trata de filmes em hindi.

Lembrando que não são todos os endereços, mas os que visito mais constantemente. Tudo aquilo em que eu estiver envolvida terá uma carinha feliz porque sou legal. Vamos lá?

- Em português

-Blogs

Cinema Indiano ou blog do Ibs


O mais clássico, o essencial, o portal de entrada para toda criancinha brasileira assustada com a enormidade do cinema indiano. Lá tem...tudo. Críticas, notícias, infinitas explicações sobre todas as indústrias de cinema indianas. O blog pode ser do Ibirá, mas já virei tantas madrugadas naquele lugar que sinto como se fosse um lar para mim.

O único problema é a falta de atualizações, cóf.

Grand Masala , blog da Barbs e às vezes, Holy Church Of The Holy Helen


Se um dia quis realmente começar a ver os filmes da velha Bolly, foi porque no GM há tantos textos e vídeos sobre eles que minha curiosidade foi a mil. E sem desmerecer os outros autores, mas a minha influência-mor foi a Barb-ji.

O GM não fica apenas em Bollywood, então volta e meia podemos ler resenhas de filmes das outras indústrias.  Falam de música, postam vídeos traduzidos...agora não consigo lembrar de tudo, mas é outra fonte básica.

Kabhi Kabhie...Bollywood ou minha outra casa 


Meu primeiro blog sobre Bollywood, feito em parceria com a Isa. O KK-B não tem linha: comentamos sobre algum vídeo legal, uma música, um lançamento aguardado e o que der na telha. E os filmes mais interessantes tem posts com uma estrutura legal: eu e a Isa escrevendo juntas.

O maior problema: outro com falta de atualizações, cóf. Mas 2011 foi bem mais movimentado que 2010, táááá?



Blog recém-criado da Isa, minha parceira de KK. O que vem a gente não sabe, mas não duvido que vou adorar. Tanto que ainda não há nada e já está aqui na minha lista. Muita responsa!

- Outros links



Este post está cada vez mais pessoal, mas como não louvar a minha QCINB, minha família, meu lar, meu pedaço de Shahid Kapoor com cobertura de Madhavan? Éramos umas 20 pessoas discutindo cinema indiano e depois de meses e muito trabalho (nem imaginam o quanto), nos tornamos a maior provedora de filmes indianos na internet brasileira (sempre digo isto sem saber se é verdade). Para terem uma ideia, tínhamos umas 10 legendas no começo e hoje em dia já legendamos mais de 300 filmes. Tudo com muito trabalho voluntário e paciência. Foi lá que notei o quanto o trabalho de uma equipe comprometida faz efeito. E também foi onde consegui amigos lindos!

QCINB no Facebook (só conversas, sem links para as legendas)



Uma espécie de sub-QCINB no Facebook para reunir os poucos interessados pela velha Bollywood. Muito compartilhamento de vídeos e conhecimento!




Outra sub-QCINB feita para desviar o intenso fluxo de informações do Shahrukh Khan que havia no Facebook da comunidade. 

Atenção: indicado só para quem possui um alto nível de shahrukhice no sangue.



Um Tumblr que fiz para postar imagens aleatórias dos filmes. Minha ideia é que os fãs que queiram possam pegar as imagens de seu interesse, então se eu tiver piadinhas para fazer, deixo-as nas legendas.

Canais no Youtube 

Os que postam vídeos legendados em português são o meu e o da Lalita.

-Em inglês

- Blogs



Primeiro blog em inglês sobre Bollywood que li sem parar. Tem resenhas sobre trocentos filmes e uma coisa muito legal é estar sendo escrito desde o início do contato da Beth com Bollywood, então fica claro quanta coisa ela aprendeu de 2005 até aqui. Sou apaixonada pelos textos dela, simples assim. São pessoais ao mesmo tempo em que prendem nossa atenção e os comentários dos leitores também são muito bons. Infinitamente recomendado.

Ps: e graças a quem devemos o banner rotativo do KK-B, hein?



Acho que é outro fundamental da blogosfera americana. Além dos textos serem muito bem escritos, a Memsaab sabe tanto, mas tanto, que assusta — e encanta. Não sei explicar tudo que há lá e nem quem é a Memsaab, mas saibam que a mulher conheceu o Shammi Kapoor pessoalmente. Suficiente?

É um bom blog para lermos sobre filmes não tão famosos assim de antigamente.



O único que visito todos os dias, faça chuva ou faça sol. Isto se deve à coluna de fofocas diárias, que me poupa o trabalho — que eu nunca teria — de ficar indo atrás dos babados bollywoodianos contados em outros sites. Não tenho muita paciência para fofoca, porém quero saber como as coisas andam, então o serviço da FG é tudo o que preciso.

Ela também começou a incrível-linda-maravilhosa série Bollywood For Beginners, uma espécie de cursinho sobre Bollywood que o Ibirá estava traduzindo para o Cinema Indiano. Não perco uma atualização.

As resenhas são incrivelmente informativas (leiam a de Thoda Pyaar Thoda Magic e entendam o que digo) e o mais legal é que muitas são dedicadas aos filmes considerados "bobos" (Golmaal, por ex.), levando-os tão em consideração quanto qualquer outro filme. Ainda há entrevistas com gente muito interessante. No momento, talvez seja meu blog favorito.



Um dos meus primeiros. É fantástico: a Carla consegue escrever posts completos sobre os filmes sem deixá-los longos. Sempre a mesma estrutura e ainda não canso de ficar fascinada com esta capacidade de síntese.




Nutan, Nutan, Nutan. Aí Nutan, Nutan, Nutan, Nutan! E depois, Nutan, Nutan, Nutan, Nutan. É, realmente Nutan.

Precisa de mais alguma coisa?




A autora é indiana e adoro o modo como conta o que fazia sucesso ou não e como cresceu ouvindo as trilhas e vendo os filmes indianos. E me divirto com suas listas!



O melhor projeto do mundo. O indivíduo restaura vídeos raros, especialmente da Helen, e faz DVDs gratuitamente disponibilizados. É para a gente acreditar que ainda existe gente boa neste mundo. Tenho que conseguir espaço no pc para baixar meu Helen Of Bollywood Volume 3!

Já estou ficando cansada e sem conseguir pensar no que gosto, então termino a lista de blogs e começo a de outros links depois!

1 comments

Deixe um comentário e me conte o que achou!

Comentários ofensivos serão excluídos.