Semana Anos 40!

Primeiro dia do ano, ae aeeeeeee! Este ano não me importei muito com  ano-novo, e finalmente assumi que gosto mais de Natal. Sendo assim, ontem eu estava vendo filme indiano e hoje continuarei a fazer isto...não mudou muita coisa, nada de promessas de fazer coisas diferentes. Eu estava feliz ontem e continuo feliz hoje. Efeitos do cinema indiano...

Eu queria fazer alguma coisa diferente, para começar o ano. Como ontem assisti a Suraj (1966) e amei o filme, estava pensando em fazer uma "Semana Vyjayanthimala". Para quem visita pouco os blogs estrangeiros, alguns deles costumam fazer uma "Semana Fulano", na qual são feitos posts de filmes de um determinado artista. Não sei se é algo divertido de fazer, mas é tão divertido de ler! Ainda não vi este tipo de coisa nos blogs brasileiros de cinema indiano, e realmente acho que faz falta este tipo de brincadeira. 

Meu problema é não aguentar ficar muito tempo vendo filmes de um mesmo artista, especialmente durante uma semana in-tei-ra. Daí fiquei pensando em fazer uma semana sobre algo que eu ainda não conheça bem e que não privilegie nenhum artista, então chegou a inspiração. Não sei nada sobre os anos 40 no cinema indiano. Não conheço os filmes mais famosos, os artistas mais importantes, as questões que costumavam abordar nos filmes da época. Ok, também não é como se eu conhecesse muito os filmes das outras épocas: eu sou do tipo que vê um figurino lindo num filme, pergunto (ao Pedro) o que é e a resposta é sári. Aliás, agora vou fugir um pouco do assunto e reclamar do quanto não entendo nada de vestuário e sei lá, coisas do tipo. É irritante estar vendo um filme e não saber que o nome do que a Vyjayanthimala está usando, que estão cantando um qwali ou coisas do tipo. No momento em que estou vendo não é muito irritante, mas depois que estou lendo e descubro o que houve, fico com a sensação de ter perdido alguma coisa. Essa coisa de fazer faculdade e querer ver filmes o dia todo não funciona...o cinema indiano me faz ver minha faculdade quase como um empecilho para meus momentos de diversão, hoho. Já que é para confessar, digo logo que tenho mais vontade de fazer uma semana dos anos 60, melhor época EVER do cinema indiano (para mim, né).

Acabado o momento de desabafo sobre o quanto-eu-quero-ter-tempo-para-estudar-mais-cinema-indiano, voltemos aos anos 40. Acabei de ter esta ideia e estou até bem animada, daí fui olhar minha lista de filmes e vi que só há um filme dos anos 40. Terei um trabalho bonito para baixar mais filmes, mas acho que valerá a pena. É para isto que as férias servem, não?

Então, é isto: semana anos 40 começando. E que venham os filmes em preto-e-branco!


0 comments

Deixe um comentário e me conte o que achou!

Comentários ofensivos serão excluídos.